top of page
  • Foto do escritor

O que é um ECA Report?

Atualizado: 26 de out. de 2023






Uma avaliação de credencial educacional (ECA) é usada para verificar se seu diploma ou certificado estrangeiro (ou outra prova de sua credencial) é válido e igual a uma credencial canadense.


Existem diferentes tipos de ECAs. Se seu objetivo é imigrar, você precisa obter um ECA para fins de imigração.


Se você concluiu sua educação fora do Canadá, você precisa de uma avaliação para:


• ser elegível como o candidato principal para o Programa Federal de Skilled Worker (Express Entry), ou

• para ganhar pontos por educação que você obteve fora do Canadá


Você também pode ganhar pontos pela educação de seu cônjuge ou companheiro (a), se eles vierem com você para o Canadá. Mas você não precisará de uma avaliação para um diploma ou certificado canadense!!


Para ganhar pontos, seu report deverá mostrar que sua credencial estrangeira concluída (grau, diploma ou certificado) é igual a uma escola secundária canadense (ensino médio) ou credencial pós-secundária concluída.


Na maioria dos casos, você só precisa de uma avaliação para o seu nível educacional mais alto. Por exemplo, se você tem um grau de mestre, você só precisa de uma avaliação para esse grau. Você não precisará de um para o seu bacharelado.


Para obter pontos por ter 2 ou mais credenciais, você precisa de uma avaliação para cada uma. Para obter pontos completos para mais de 1 credencial, pelo menos 1 das credenciais deve ser para 3 ou mais anos de estudo.


Para conseguir fazer a equivalência de seu diploma você deve enviar sua documentação para uma das organizações designadas:


• Comparative Education Service – University of Toronto School of Continuing Studies

• International Credential Assessment Service of Canada

• World Education Services - WES

• International Qualifications Assessment Service (IQAS)

• International Credential Evaluation Service


Se sua ocupação principal for médico especialista (NOC 3111) ou clínico geral / médico de família (NOC 3112), o Medical Council of Canada deve fazer um ECA para seu diploma médico principal. Ou se você precisar de uma licença para praticar, o Pharmacy Examining Board of Canada deve fazer sua avaliação.


Se você tem dúvidas sobre a equivalência correta para um dos programas de imigração ou sobre o seu perfil entre em contato com a nossa Consultora de Imigração.



Camila Vieira

Regulated Canadian Immigration Consultant

(ICCRC #R706008)

259 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page